imagem de flor de cerejeira na palma da mão
Diversão Passeios

O espetáculo das cerejeiras no Japão!

Nossa! Que tarefa mais difícil passar para o papel as inúmeras sensações vividas ao apreciar as lindas cerejeiras!

No Japão as cerejeiras se chamam Sakura (さくら 桜) e elas florescem logo após o inverno, entre o final do mês de março e início do mês de abril, quando começa a primavera no hemisfério norte.

É um momento muito especial e esperado em todo o Japão porque é um espetáculo de curtíssima duração! As cerejeiras ficam floridas de uma a duas semanas apenas! Por isso são tão especiais e únicas! 

Cerejeira

O Hanami e sua história

A cerejeira é considerada o símbolo nacional da primavera japonesa e o famoso “Hanami 花見” é o costume japonês de contemplar a beleza das flores, em especial, as sakuras! 

A tradição do Hanami já existe há milênios e começou durante o Período Nara, quando a dinastia Tang da China influenciava o Japão em muitos aspectos e, um deles, seria o costume de apreciar as flores. No período Heian (794-1191), além da sakura, outra floração também muito apreciada eram as flores da árvore de ume, as ameixeiras.

O Hanami também contava antigamente com um simbolismo religioso, em que as pessoas acreditavam que dentro das árvores existiam deuses e, por isso, faziam oferendas na raiz das árvores de sakura, pedindo sorte e boas colheitas.

Outro fato interessante é que, originalmente, a contemplação das flores se destinava apenas à elite da corte imperial! Depois, com o passar dos anos, essa prática se estendeu aos artistas, poetas e músicos que contemplavam a maravilhosa floração das cerejeiras em busca de inspiração para suas artes, fazendo com que a sakura também ganhasse um significado poético e filosofal. Até que, felizmente, este costume se estendeu à todas as pessoas em geral e é considerado um momento muito importante para os japoneses!

imagem de arvores de cerejeira
Cerejeiras

As flores mais apreciadas no Hanami

As sakuras, sem dúvida, são as árvores mais apreciadas no Hanami mas, não podemos esquecer da “ume”, as ameixeiras!

Elas também são lindas, inclusive muito parecidas com as cerejeiras em alguns aspectos, e merecem ser apreciadas tanto quanto as sakuras pois, acreditem, elas florescem antes das cerejeiras, quando o inverno ainda está forte! As umes são verdadeiras guerreiras!

Você sabe reconhecer as cerejeiras?

As cerejeiras tem muita semelhança com outras flores e por isso, muitas vezes são confundidas.

Vejam que interessante a semelhança entre as flores da cerejeira, da ameixeira e do pessegueiro! É incrível! Acho que depois de ler este post você não vai mais se confundir!

Forma das Pétalas
imagem diferença de forma entre flor da ameixa, do pêssego e da cerejeira
diferença entre a forma da flor da ameixa, do pêssego e da cerejeira
Como as Flores estão Presas no Galho da Árvore
imagem diferença de como se prendem ao galho: flor da ameixa, do pêssego e da cerejeira
diferença de como se prendem ao galho: flor da ameixa, do pêssego e da cerejeira
A cor das Pétalas
imagem diferença de cor entre a flor da ameixa, do pêssego e da cerejeira
diferença de cor entre a flor da ameixa, do pêssego e da cerejeira

Você pode conferir mais informações sobre as diferenças dessas flores nestes dois posts: Post 1 e Post 2. Vale a pena!

Sakura na gastronomia!

A sakura é tão popular que pode ser encontrada inclusive na culinária japonesa durante a primavera!

Tradicionalmente, as pétalas de suas flores são secas ou marinadas em vinagre e depois salgadas para temperar bebidas e alguns pratos. 

Entre os pratos tradicionais que incorporam essas pétalas, geralmente estão o inari sushi, onigiri e yokan (uma geléia de ágar feita com pasta de feijão vermelho).

Sakura Inari Suchi
imagem de inari sushi
Sakura Inari Sushi
Sakura Onigiri
imagem de sakura onigiri
Sakura Onigiri
Sakura Yokan
imagem de sakura yokan
Sakura Yokan

Mas, o item mais conhecido, sem dúvida, é o sakura-mochi. É um mochi (bolinho de arroz) aromatizado e colorido com a flor da cerejeira geralmente recheado com pasta de feijão vermelho (anko) e envolto em uma folha de cerejeira em conserva levemente salgada.

Dizem que o sabor salgado da folha da flor de cerejeira intensifica os elementos aromáticos e confere um sabor levemente adocicado e de ervas ao perfumado sakura mochi. O contraste entre o salgado da folha e o doce do anko resulta em um sabor interessante e muito apreciado!

Eu provei o sakura mochi e adorei! Ao abrir o embrulho dá para sentir um perfume suave delicioso! E o sabor? É muito gostoso! Realmente dá para sentir o contraste entre o doce do anko e o salgado da folha, o que confere um toque todo especial a este doce!

imagem de sakura mochi
Sakura Mochi

Além de saborosos, estes pratos são lindos! Verdadeiras obras de arte! É muita delicadeza, não é mesmo?! Coisas de Japão!

As cerejeiras e eu: nosso encontro!

A minha experiência com as cerejeiras foi muito interessante! Começou quando, ao fazer a minha corrida no mesmo percurso de sempre, de repente algo chamou minha atenção…. parei e voltei e quando vi, ali estavam elas, ainda bem tímidas, em duas árvores, começando a florescer! Eu havia passado ali, naquele mesmo lugar, dias antes e podia jurar que elas não estavam lá! 

E então, olhei todo o caminho ao meu redor com uma atenção diferente e, por todo o lado, havia árvores como aquelas mas que ainda não estavam floridas. Seriam cerejeiras? O meu coração disparou pois em momento algum isso havia passado na minha cabeça. E essa dúvida existia pois, quando mudamos para este bairro, estava começando o outono e as árvores já não tinham mais suas flores, tinham apenas folhas às quais estavam iniciando o seu processo de transformação.

Dias depois (acredito que dois dias no máximo), fui novamente para a minha corridinha matinal e…que surpresa maravilhosa! O caminho estava repleto de cerejeiras! Sim, todas aquelas árvores que me fizeram companhia com tanto carinho durante o outono e o inverno eram sakuras e eu não tinha a menor idéia!   

E o espetáculo começou! A cada dia ficava melhor, com mais e mais cerejeiras florindo! As corridas ganharam um toque mágico e encantador! O coração ficou quentinho, acolhido e a alma transbordando felicidade!

Acreditem se quiser, mas essa paisagem conseguiu ficar ainda mais linda, ao ver familias, grupos de amigos, pessoas aproveitando o pouco tempo do seu horário de almoço, para se sentarem aos pés das sakuras para fazer o Hanami! Para celebrar esse momento tão esperado que é a florada das cerejeiras!

Eu e elas! Feliz! Feliz!
Cerejeiras
imagem de arvores de cerejeira na rua
Cerejeiras

Cerejeiras e o Castelo de Matsumoto: duas obras-primas juntas!

E quando você acha que já viu o espetáculo mais lindo do mundo…. você descobre que as cerejeiras ainda conseguem proporcionar mais momentos encantadores! Foi o que descobri quando as vi durante à noite! E ter o castelo de Matsumoto junto delas…. fez esse momento ficar ainda mais incrível!

Como a estação das cerejeiras é muito curta, todos os momentos do dia são perfeitos para desfrutar, mesmo depois do anoitecer!

E, por isso, vários lugares montam a iluminação para admirar as sakuras à noite, e esse momento se chama Yozakura (夜桜). Assim, muitas pessoas que não tiveram tempo para fazer o Hanami, tem a oportunidade de fazer o Yozakura, que é a contemplação das cerejeiras à noite! 

imagem de cerejeiras e o castelo de Matsumoto à noite
Cerejeira e o Castelo de Matsumoto
imagem de cerejeiras e o castelo de Matsumoto ao fundo
Cerejeiras e o Castelo de Matsumoto ao fundo
imagem cerejeiras à noite
Cerejeiras
imagem de cerejeira à noite
Cerejeira

O sentido das cerejeiras

Por ficarem pouco tempo floridas, as flores das cerejeiras representam a fragilidade da vida.

Assim, o simbolismo do Hanami evoca, acima de tudo, a natureza efêmera das coisas, o tempo curto de duração da vida, a sua transitoriedade, sua beleza e emoções, lembrando-nos que é necessário aproveitar a vida antes que seja tarde demais.

Cerejeiras e seu encanto!

Quanta gratidão por poder experienciar esses momentos! Acho que consegui sentir e entender, pelo menos um pouquinho, do que os japoneses tanto falam “Apreciar o Hanami é um movimento interno, introspectivo e profundo… é mais do que um costume tipicamente japonês… é uma filosofia de vida!”.

Confere esse espetáculo das cerejeiras no video do nosso canal do Youtube! É lindo demais!

You Might Also Like...

1 Comment

Leave a Reply