imagem saque
Bebidas

A tão famosa bebida japonesa: o Saquê!

Você sabia que “saquê” é como essa famosa bebida japonesa é chamada no Brasil e no mundo afora, mas não no Japão? É isso mesmo! No Japão, a palavra “saquê” é utilizada para se referir à “bebida alcóolica” em geral.

Então, como os japoneses se referem ao “saquê”? A bebida no Japão é chamada de “Nihonshu”!

Neste post vou usar o termo “saquê” para me referir ao “nihonshu” apenas por ser mais familiar para a maioria das pessoas, ok?!

O saquê tem um papel de destaque na cultura japonesa e faz parte dela há uns dois mil anos e é fabricado por todo o Japão!

É uma bebida feita a partir do arroz, fermentada por meio do micro-organismo Koji e de leveduras. Para a sua fabricação, a qualidade da água é um dos fatores de maior importância.

Existem muitas variedades de saquê e seu teor alcoólico varia de 13% a 16%. Além disso, dependendo da estação do ano, pode-se tomar frio ou quente.

Saboreando o saquê!

O saquê, de uma forma geral, pode ser definido de quatro formas: saboroso, suave, rico e envelhecido. Cada uma proporcionando sensações diferentes! Pode ser saboreado de forma quente, gelada ou à temperatura ambiente.

Por ter uma ampla variedade de sabores, pode ser combinado com diferentes pratos das mais variadas culinárias! O mais interessante é que ele tem a característica de potencializar o sabor dos alimentos, seja acompanhando a refeição ou sendo utilizado como tempero no seu preparo.

É uma bebida super versátil podendo ser degustada “pura” ou utilizada para preparar outros drinques.

E, o local em que o saquê é servido, em copos de vidro ou nos tradicionais copos feitos de porcelana ou barro, certamente trará diferentes sensações enriquecendo o momento da degustação. Se quiser saber mais sobre os recipientes para saborear o seu saquê, confira esse lindo post.

O Saquê e suas variações!

Para falar sobre os vários tipos de saquê, vale a pena entender melhor sobre o polimento dos grãos de arroz. 

O polimento é o processo que retira as gorduras e proteínas da casca do arroz, para dar prioridade ao amido na fermentação, garantindo a utilização da melhor parte do arroz. Assim, quanto mais polido for o arroz, maior será a proporção do amido e mais nobre ficará a bebida, com mais aromas e sabores delicados.

No saquê-padrão, o nível de polimento do grão fica entre 30% e 39%. Na categoria premium “Ginjoshu”, de 40% a 49%. Na superpremium “Daiginjoshu”, acima de 50% (alguns chegam a 93%). Portanto, se você se deparar por aí com um saquê Daiginjo, já sabe: está diante de uma bebida bem especial!

Daiginjoshu 大吟醸酒

Saquê feito com arroz branco com 50% ou mais de polimento, sendo considerada a categoria “super premium”. Tendem a ter sabor frutado, de secura média e paladar persistente.

Ginjoshu 吟醸

Saquê feito com arroz branco entre 40% a 50% de polimento, considerada como categoria “premium”. Esse tipo também contém koji de arroz e água e o álcool fermentado. Caracteriza-se por um aroma que remete às flores e frutas e tem um sabor puro e fresco. 

Junmaishu 純米酒

Saquê feito apenas de arroz branco com menos de 30% de polimento, koji de arroz e água. É considerado como um saquê puro e tradicional, pois o álcool da bebida é proveniente 100% do arroz. Tende a ter um aroma doce e um sabor rico e suave.

Honjozoshu 本醸造酒

Saquê feito com arroz branco com 30% ou menos de polimento. Durante a fermentação é adicionado até 10% de álcool destilado (o que diferencia essa categoria da anterior “Junmaishu” com 100% do álcool proveniente do processo de fermentação). É conhecido por seu aroma leve e sutil, e um sabor fresco. 

Espumantes 発泡酒

São os saquês frisantes. Eles podem ser elaborados com adição de gás carbônico ou a partir de uma segunda fermentação feita na garrafa, a mesma técnica que faz nascer, naturalmente, as borbulhas dos legítimos champanhes. É uma ótima opção para quem prefere um saquê com teor alcoólico reduzido.

Vale a pena conferir este post que dá mais detalhes sobre os tipos de saquê e disponibiliza uma tabela comparativa muito prática com algumas marcas recomendadas, contendo as informações necessárias para te ajudar a escolher o seu saquê ideal!

Como o saquê é produzido?

O saquê é produzido à partir do processo de fermentação do arroz por meio do micro-organismo “Koji” e de leveduras.

O arroz japonês geralmente pode ser dividido em dois tipos: O arroz de mesa que comemos, e o arroz de saquê que é usado exclusivamente para a fabricação da bebida.

Os tipos de arroz utilizados no saquê são as variedades macias, de grão longo, com um baixo teor proteico. Eles são mais caros porque são cultivados utilizando métodos mais complexos.

A qualidade da água utilizada na fabricação do saquê também é importante. Os fabricantes aproveitam os diversos tipos de água natural disponíveis no Japão para fazer um saquê de excelente qualidade.

O processo de fermentação

O saquê é uma bebida fermentada mas que exige um processo um pouco mais complexo do que o do vinho, por exemplo.

A fermentação do vinho ocorre naturalmente ao se adicionar as leveduras às uvas espremidas. Já, no processo do saquê, é necessário realizar uma etapa anterior, adicionando ao arroz o micro-organismo “Koji” que irá converter o amido do arroz em açúcar (este processo se chama “sacarificação”). Então, as leveduras são adicionadas a esse açúcar dando início à fermentação do arroz (processo de fermentação em si).

Como os processos de sacarificação e fermentação ocorrem em paralelo no mesmo contêiner, o processo é chamado de “fermentação paralela múltipla”. Para saber mais sobre os tipos e processo de fabricação do saquê, acesse o post.

Esse “universo” do saquê é realmente incrível, não é mesmo?! E o fato de entender um pouquinho mais sobre ele, com certeza, tornará o momento de sua degustação mais prazeroso, intenso e significativo!

Ah! E não se esqueça! Quando vier ao Japão e quiser tomar “saquê”, peça por “Nihonshu”! Caso contrário, o atendente vai fazer aquela cara de “ponto de interrogação”, aguardando você falar qual o tipo de bebida que você quer! 

Seguimos com o desafio “delicioso” de provar os mais variados tipos de saquê! Continue nos acompanhando pois será um prazer compartilhar essas experiências com você!

No Comments

    Leave a Reply