No Japão, o Equinócio da Primavera chamado de Shunbun-no-hi (春分の日) ocorre geralmente nos dias 20 ou 21 de Março (depende do ano, este ano ocorreu no dia 21) e é um feriado nacional!
Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, 12 horas cada✨!
Enquanto no hemisfério norte, no fim de março ocorre o Equinócio da Primavera, no hemisfério sul ocorre o Equinócio do Outono. E no fim de setembro, ocorre o inverso!
Momento muito esperado pelos japoneses!
Este feriado foi criado em 1948 e seu dia é um momento muito esperado pelos japoneses pois marca oficialmente o fim do Inverno (e de suas severas temperaturas ?) e o início da Primavera com suas lindas flores e temperaturas muito agradáveis ?!
É um evento tradicional com ligação religiosa e um ritual envolvendo espiritualidade, culto aos antepassados e louvor à natureza. Serve também como um aviso de que o Hanami Matsuri, que significa “o Contemplar das Cerejeiras ?”, está próximo ?.
Origem e Tradições!
Essa celebração ocorre desde o século VII e era originalmente um ritual religioso, onde as pessoas acreditavam existir deuses habitando dentro dos troncos das árvores da Sakura e pediam a eles boas colheitas e sorte nos negócios. As pessoas diziam conseguir prever se as safras das colheitas seriam boas, só de olhar a floração das flores.
A semana do Shunbun-no-hi é chamada de “Higan”. Três dias antes do Shunbun-no-hi e os três dias posteriores compõem a “semana equinocial”, formando um período de sete dias.
A religião budista vê o Higan (cujos símbolos significam “o outro lado”) como o outro mundo em contraposição ao Kogan (este mundo), que também significa a transição de uma estação para outra.
O Higan é o mundo da iluminação espiritual, onde não há dor e todos os problemas são superados. Por isso acredita-se que se deve comemorar e mostrar veneração aos antepassados, visitando os túmulos para limpá-los, oferecer incenso e enfeitar com flores.
Assim, nesse feriado as famílias japonesas costumam visitar os túmulos dos seus entes queridos, além de relaxar, repor as energias em passeios com a familia e rever amigos!
O Hanami!
O Hanami é outro costume que se inicia no Shunbun-no-hi, à medida que as cerejeiras começam a florescer no final de março, abril até meados de Maio.
Este é, sem dúvida, um momento muito esperado pelo povo japonês onde as pessoas se reúnem em parques ou Santuários e fazem piquenique sob as cerejeiras, contemplando a sua beleza ?!
Muito bonita e interessante a celebração do Equinócio da Primavera, o Shunbun-no-Hi não é mesmo?
É uma data e uma estação muito especial que literalmente aquece o coração dos japoneses, com as temperaturas que passam a ser bem mais agradáveis e pela presença das lindas flores, principalmente da cerejeira ?!
A cultura japonesa nos deixa uma mensagem muito significativa por meio das cerejeiras, que não é à toa, são consideradas o símbolo da estação: são tão encantadoras mas ao mesmo tempo tão breves (permanecem floridas de uma a duas semanas apenas), nos lembrando da efemeridade e fragilidade da vida… do quão importante é aproveitá-la ao máximo, cada momento, cada segundo ✨!
No Comments