Localizado na cidade de Matsumoto, na Província de Nagano, o castelo de Matsumoto é considerado como um dos “Três Famosos Castelos” do Japão, juntamente com o Himeji-jo e com o Kumamoto-jo.
Foi construído há mais de 400 anos sendo o mais antigo castelo do Japão, considerado, inclusive, como Tesouro Nacional em todo o país!
Se você estiver passando pela região de Nagano, você não pode deixar de visitar esse castelo incrível!
Um pouquinho de sua história
O Castelo de Matsumoto foi construído durante o Período Bunroku (1593-1594) há mais de 400 anos sendo um dos maiores castelos do Japão. Sua torre principal de 6 andares e cinco camadas, construída no final do século XVI, é a mais antiga que permanece no país.
Este castelo também é chamado de Castelo Corvo devido à sua fachada escura com suas paredes pretas e à propagação das suas alas. É um exemplo dos castelos de planície, não sendo construído no topo de um monte nem entre rios.
Em 1872, depois da Restauração Meiji, a torre foi vendida em leilão e esteve em risco de ser desmantelada. Mas, felizmente, com a cooperação muitas pessoas de Matsumoto, esta foi poupada.
As partes do Castelo
Kuro-mon (portão preto)
Os portões principais que dão acesso à “honmaru” (ala principal) são o “kuro-mon” (portão preto) e o “masugata” (portão quadrado), ambos essenciais para a segurança do castelo. O primeiro portão “yagura-mon” (portão andaime) foi reconstruído em 1960. O segundo portão, masugata (portão quadrado) e a parede lateral foram reconstruídos em 1990.
Taiko-mon (portão cilíndro)
O “taiko-mon-masugata” (portão quadrado em forma de cilindro) foi construído em torno do ano de 1595, e fica no topo da parede de pedra do Norte. A “taiko-ro” (torre cilíndrica) foi usada para assinalar o tempo, como um relógio. Era igualmente usada para chamar as pessoas para assembléias e durante as emergências. Foi reconstruída em 1999.
Goten (residência)
A “goten” (residência) foi construída depois da conclusão da “tenshu” (torre de menagem) e usada como palácio do Senhor e como centro administrativo. Foi arrasada pelo fogo em 1727 e nunca mais foi reconstruída.
Tenshu (torre de menagem)
A torre de menagem, atualmente, tem seis andares, embora, vista do exterior, pareça ter apenas cinco. O interior do terceiro andar da torre não tem janelas e foi desenhado como um piso secreto para os inimigos do castelo. Foi usada para alojar soldados nos tempos de guerra. O segundo andar tem distintivas janelas com “tategoshi” (grades verticais). Foi igualmente usado como local de recolhimento de soldados. O segundo andar tem, ainda, uma coleção de arcabuzes. O sexto andar foi usado como torre de vigia, mas possui um relicário no teto dedicado ao deus Nijuroku-ya-shin (deus de 26 noites).
Yagura (andaime)
Esta ala do edifício é uma sala desenhada especificamente para observar a Lua e é referida como a Sala da Lua ou Observatório da Lua. Três dos lados da sala (Norte, Leste e Sul) estão abertas ao ar quando as “mairado” (portas corrediças) estão abertas. Esta área não pode ser vista a partir da torre.
Desvendando o seu interior!
Por uma pequena taxa, é possível entrar no castelo. Embora a torre do castelo tenha sido um forte, a nobreza também vivia em um palácio no seu interior. Essa área agora é um agradável jardim onde há uma vista de perto do castelo antes da entrada.
Subir as escadas íngremes na parte interna original feita de madeira é uma experiência única. Suas aberturas para arqueiros e as exibições de armamentos e armaduras medievais, evocam imagens das batalhas antigas. A partir do mirante no último andar, tem-se uma vista simplesmente magnífica de toda cidade em direção aos Alpes do Norte.
A área externa: Encantadora!
A entrada na área externa é livre. Neste local, é possível ver os cisnes no fosso do castelo e as várias carpas, grandes e coloridas! E durante à noite também é muito bonito pois o o castelo e seus arredores ficam iluminados e é possível apreciar o reflexo do castelo na água!
O local é bem popular para tirar fotos de casamentos, eventos especiais em geral e fotos do dia-a-dia pois possui um fosso largo, pontes avermelhadas e estrutura de pedra original, contando também com vistas maravilhosas dos Alpes do Norte como pano de fundo!
Esse lugar é isso tudo mesmo e muito mais! Juro que não estou exagerando! É um lugar simplesmente maravilhoso, tanto de dia quanto à noite! Um dos meus lugares favoritos de Matsumoto!
Diversão!
Assim que entrar na área externa do castelo, você irá se deparar com ninjas, samurais e gueixas fantasiados! Eles entretêm crianças e adultos e posam para fotos com os viajantes de todo o mundo!
Além disso, o Castelo de Matsumoto é o palco de muitas atrações! Festivais sazonais são realizados em sua área externa como apresentações de tambores taiko japoneses no verão, um evento de sobá no outono e um festival de esculturas de gelo no inverno.
Se você planeja visitar esta região, não deixe de checar a data desses eventos. Com certeza eles darão um toque especial à sua viagem!!
O Castelo e a Primavera: combinação perfeita!
As inúmeras cerejeiras na área ao redor do fosso do castelo florescem entre o final de Março e o começo de Abril e, por incrível que pareça, o local consegue ficar ainda mais lindo!
À noite, as árvores ficam iluminadas e o cenário se torna deslumbrante! É um espetáculo imperdível!
Eu nunca vi nada igual na minha vida! Ter a oportunidade de contemplar essa “dupla” foi muito gratificante…. uma sensação de plenitude, de paz…. uma sensação de encher os olhos e o coração!
Um lugar muito especial!
Sem dúvida, o Castelo de Matsumoto se tornou um lugar muito especial pra mim!
Foi o lugar que escolhi para passar o meu primeiro aniversário no Japão! Onde descobri que as cerejeiras, já tão maravilhosas, conseguem ficar ainda mais lindas à noite! Local que adoro fazer minhas corridas pois a paisagem é, literalmente, de tirar o fôlego *rs*!
Fizemos um vídeo lindo mostrando a beleza desse Castelo! Corre lá! Tenho certeza que você também vai se encantar!
Para visitar o Castelo:
Endereço: 4-番1号 Marunouchi, Matsumoto, Nagano 390-0873
Como chegar:
É fácil chegar na cidade de Matsumoto pelas linhas JR partindo da Estação Shinjuku de Tóquio, de Nagoya e da cidade de Nagano.
De Shinjuku, Tóquio: pegue um trem Super Azusa com destino a Matsumoto. Da cidade de Nagano e de Nagoya: pegue o trem expresso JR Shinano.
O castelo fica a cerca de 20 minutos a pé ao norte da Estação de Matsumoto. A caminho do castelo, os visitantes já podem desfrutar da linda vila localizada nas proximidades do castelo . É possível também chegar até lá em apenas 5 minutos de ônibus por meio do colorido ônibus Town Sneaker.
Taxa para entrar no castelo: ¥610 (Iene)
No Comments